quarta-feira, 20 de abril de 2011

THE BOX PRO 2011: RYAN HARDY É O MELHOR NA AUSTRÁLIA

O The Box Pro 2011 terminou neste dia 20 de abril, em ondas selvagens e perigosas de até cinco metros na Austrália. Ryan Hardy, 31 anos, foi o grande Campeão da etapa numa final épica contra o brasileiro Magno Oliveira do Brasil. Com a vitória, Hardy faturou 2.000 pontos no Grand Slam Série e agora está em segundo no ranking IBA 2011.

"Significa muito para mim vencer na minha casa, ao lado dos meus amigos e familiares e aqui da minha cidade natal. É a maior vitória da minha carreira até agora. Vencer nessas condições é incrível, é um sonho tornado realidade ", disse Hardy.

Hardy mostrou frieza nas difíceis condições e falou que em seus 20 anos de surf do nunca tinha visto tanta força naquele pico, onde as ondas gigantes ameaçavam fechar a baía inteira
de Margaret River's.

"Conhecer a correnteza do pico foi uma enorme vantagem. Quando uma onda quebra em The Box, é muito mais intensa do que em muitos lugares, porque estas ondas viajam através do Oceano Índico e, em seguida, batem na laje rasa do recife. Pode ser perigoso, é uma das ondas mais emocionantes no mundo ", disse Hardy.

Hardy pulou para primeiro destaque internacional no Bodyboarding quando ele venceu o Tahiti Skins, em  Teahupoo, em 2000. Sua segunda grande vitória foi em Cronulla Shark Island, perto de Sydney, em 2006. Ele também ganhou no famoso Havaí Banzai Pipeline em 2009.
Magno Oliveira deu show e ficou com vice-campeonato na prova. O brasileiro é um talento quando se fala em condições extremas.
"Foi o melhor resultado da minha vida, com certeza. Este é o tipo de onda que mais gosto. Você não verá qualquer outro esporte surfando neste tipo de condições. Estou orgulhoso de ser um bodyboarder em dias como este ", disse Oliveira.

Oliveira caminhou bem até a final, mas poderia ter ficado de fora da festa já que perdeu sua primeira bateria do round de melhor de três, o que possibilitou sua qualificação para o próximo round.

"Milagres acontecem ... Eu passei por um monte de milagres para fazer essa final ", riu Oliveira. "Então eu sabia que podia vencer ele. Mas não havia muitas ondas na final. Eu tinha um monte das cãibras na minha última bateria.  Estava inconsistente. Não conseguir achar boas ondas. Foi duro ", acrescentou.

Se um momento resumiu o empenho dos atletas nas condições extremas de The Box, esse momento foi o  invertido aéreo de Oliveira numa bomba de 10 pés plus mutante durante sua semifinal. Com um olho no lábio e outro no recife, alguns centímetros abaixo da superfície, Oliveira perfurou o céu e  decolou lindamente nesse invertido.

O Campeão mundial, Amaury Lavernhe, eliminado por Oliveira, ficou impressionado.

"Eu tinha a prioridade. Eu o vi dropar uma bomba e imaginei que não fosse conseguir completar o drop. então pensei: "Ok, isso é bompara mim: Ele vai estar desperdiçando seu tempo. Mas quando olhei para trás e vi apenas o seu corpo voando pelo
ar pensei: "Oh, sh # t! Essa é uma big air!"

"Eu perguntei a ele: "Você voltou?" E ele disse que sim. Essa foi a maior manobra do evento. Ele estava quebrando a competição inteira, então eu estou feliz por ele. ", complementa Amaury.

Sul Africano Mark McCarthy (Richard's Bay) terminou em terceiro com Lavernhe.

Quem ficou nas quartas-de-final foram Dallas Singer(Newcastle, NSW, AUS), Guilherme Tâmega (BRA), Jared Houston (ZAF) e Jeff Hubbard (HAW).

O Havaiano Jeff Hubbard (Haw) entrou e saiu do IBA BOX Pro como líder do circuito.

"Foi muito difícil lá fora. É a maior que eu já vi, há ondas de 15 pés sólidos. Foi realmente desafiador ", disse Hubbard.

"Você tem que se prepar para qualquer tipo de condição, das menores ondas para dias como hoje. Você nunca sabe o que lh e espera. Mas um quinta não é tão ruim Temos seis eventos ainda para acontecer e um grande tour este ano. Estou ansioso para o próximo evento no Chile ", disse Tâmega.

Toda a ação de cada evento IBA World Tour foi transmitida via www.redbull.com
com finais disponíveis em  www.redbull.tv.

A 3ª etapa do Mundial será no Chile, em Arica, e começa no dia 20 a 30 de maio.

BOX PRO IBA - Resultado Final

FINAL

1 Ryan Hardy (Aus) 15.15pts
2 Magno Oliveira (BRA) 7.35pts

Semi-finais

SF1: Ryan Hardy (Aus), Mark McCarthy 14.85pts (ZAF) 10.95
SF2: Magno Oliveira (BRA) 16.75pts Amaury Lavernhe (FRA) 12.35pts

Quarter Finals

QF1: Ryan (WA, AUS) Hardy 13.35pts d Dallas Singer (NSW,AUS) 3.35pts
QF2: Mark McCarthy (AFS Durban) 13.30pts Houston Jared(Cidade do Cabo, ZAF) 1.95pts 
QF3: Amaury Lavernhe (REU) 12.00pts Jeff Hubbard  (Haw) 10.90pts
QF4: Magno Oliveira (BRA) Guilherme Tâmega 14.50pts (BRA) 11.75pts

RANKING IBA WORLD TOUR TOP 10

Após 2ª ETAPA

1. Jeff Hubbard (Haw) 3220
2. Ryan Hardy (AUS) 3000
3. Mark McCarthy (AFS) 2680
3. Jared Houston (AFS) 2680
5. Magno Oliveira (BRA) 2.620
6. Dallas Singer (AUS) 2560
7. Tom Rigby (AUS) 2470
8. Amaury Lavernhe (REU) 2360
9. Guilherme Tâmega (BRA) 2.330
10. Pierre Louis Costes (FRA) 2220

POR REDAÇÃO RIPSTAR
FONTE: IBATOUR.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recado